terça-feira, 1 de março de 2011

Desabilitar o cache de Miniaturas no Windows 7 (Arquivos Thumbs.db)

Quando estou trabalhando no Windows Explorer para gerenciar minhas fotos e música, o Windows 7 por padrão gera um arquivo chamado thumbs.db na pasta que eu estou trabalhando, o arquivo Thumbs.db é um cache de miniaturas. A Wikipedia diz que um cache de miniaturas é um arquivo usado para armazenar imagens em miniatura para ver o Windows Explorer em miniatura. Isso acelera a exibição de imagens que as imagens de menores não precisam ser recalculados toda vez que o usuário visualiza a pasta. Eu não gosto de arquivos extras que eu não uso atravancando o meu sistema de arquivos, e eu fico chateado quando não consigo apagá-los pois eles são arquivos de sistema e potencialmente em uso e bloqueados pelo Windows. No meu PC eu não presto muita atenção para as miniaturas de qualquer jeito, então eu decidi desligar esta característica.

Uma das maneiras de desabilitar o cache de miniaturas é usando o Local Group Policy Editor. O primeiro passo é fazer logon no Windows 7 como um administrador. Para iniciar o Local Group Policy Editor, clique no ícone do Windows 7 e começar digite gpedit.msc na caixa de texto de pesquisa e pressione Enter. O Editor será aberto para o nível superior Diretiva computador local, em seguida clique em “Configuração do Computador”. Desca o menu até Modelos administrativos, Componentes do Windows, em seguida, e clique no item do Windows Explorer. Perto do topo da lista no painel do lado direito da janela do Editor você vai encontrar a opção "Desativar o cache de miniaturas em arquivos thumbs.db oculto ".

Para modificar essa configuração, clique duas vezes sobre o título da política ou clique no link "Editar a definição de políticas" à esquerda da lista de configuração depois de selecionar a política. É interessante notar que, abaixo do link Editar política Ambiente indica que o requisito é o Windows Vista Service Pack 1. Para mudar a política, apenas marque o botão "Habilitado" e clique em OK.


Um comentário:

Anônimo disse...

Esta dica funciona no Home Premium ou só no Ultimate?